Candidíase
É uma infecção provocada por fungos – o mais frequente é a Cândida albicans – que pode acometer as regiões inguinal, perianal e o períneo. Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, pode ser transmitida através de relações sexuais. A candidíase pode afetar tanto homens quanto mulheres, mas os bebês que nascem de parto normal de mãe infectada também podem ser afetados.
Outra manifestação desta doença é a candidíase intestinal. Ela ocorre em pessoas com o sistema imunológico comprometido e pode se disseminar por todo o corpo, sendo chamada de candidíase sistêmica. Essa infecção mais grave é comum entre os indivíduos com depressão do sistema imune (p.ex., indivíduos com AIDS e aqueles submetidos à quimioterapia).
A Cândida é um habitante normal do trato digestivo e da genitália feminina e, normalmente, não causa qualquer dano. Quando as condições ambientais são particularmente favoráveis ou quando as defesas imunes do indivíduo encontram-se comprometidas, o fungo pode infectar a pele. Como os dermatófitos, a Cândida cresce bem em condições quentes e úmidas. Às vezes, os indivíduos que fazem uso de antibióticos apresentam infecções por Cândida, pois os antibióticos matam as bactérias que normalmente habitam nos tecidos, permitindo-a que cresça sem qualquer resistência. O uso de corticosteroides ou um tratamento com imunossupressores após um transplante de órgão também pode deprimir as defesas do organismo contra as infecções fúngicas. As mulheres grávidas, os indivíduos obesos e os diabéticos também apresentam uma maior probabilidade de serem infectados pela Cândida. Geralmente.
Sintomas:
Os sintomas da candidíase variam, dependendo do tecido infectado. Na infecção da boca, as características são placas cremosas, brancas e dolorosas.
1. Na mulher, os sintomas da candidíase vaginal são: * Coceira na vagina; * Vermelhidão na parte genital exterior, * Dor ou ardor ao urinar, * Corrimento branco espesso, tipo