candidiase
A candidíase não é uma DST, pois o agente causador já está presente no corpo, mas pode ser transmitida ao parceiro pela relação sexual.
“Contudo, a CandidaAlbicans pode ainda se instalar no intestino, desenvolvendo candidíase sistêmica, ou ainda afetar bebês recém-nascidos durante o parto, podendo se apresentar em qualquer região da pele do bebê. “http://www.saudesublime.com/candidiase/ Ela assume particular importância clínica em infecções da boca (candidíase oral), sendo chamada popularmente de sapinho (nesse caso não trata-se de DST), em torno dos olhos (candidíase ocular) e mucosa vaginal benignas (candidíase vaginal), e em infecções sistêmicas malignas em doentes com SIDA/AIDS.
Sintomas da Candidíase :
Os sintomas mais frequentes da candidíase oral são a dor e vermelhidão da boca e mucosa, podendo também haver manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha. Já a candidíase nos órgãos genitais são frequentes a comichão(coceiras), vermelhidão e irritação da região exterior da vagina, bem como uma secreção branca e espessa no caso das mulheres e o inchaço, vermelhidão do pênis e prepúcio no caso dos homens.
Diagnóstico e Tratamento[editar | editar código-fonte]
Cultura de Candida albicans
A candidíase pode afetar vários tecidos humanos. Na boca é popularmente chamado de "sapinho", acometendo principalmente crianças. Pode ocorrer na pele, mucosas genitais (Candidíase vulvovaginal), ou mais raramente tecidos internos, particularmente em imunodeprimidos (SIDA, quimioterapia).
A presença de hifas e leveduras observadas ao microscópio é