Trabalho definição de CLP
É um Controlador Lógico Programável, conhecido também por sua sigla CLP. Em outras palavras, é um computador especializado, baseado em um microprocessador que desempenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário, controle de diversos tipos e níveis de complexidade. Geralmente as famílias de CLP´s são definidas pela capacidade de processamento de um determinado número de pontos de Entradas e/ou Saídas.
CLP segundo a ABNT, é um equipamento eletrônico digital com hardware software compatíveis com aplicações indústriais, além de utilizar uma memória programável para armazenar internamente instruções, como por exemplo, lógica, sequenciamento e temporização, controlando por meio de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos.
Um CLP é o controlador indicado para lidar com sistemas caracterizados por eventos discretos, ou seja, com processos em que as variáveis assumem valores zero (0) ou um (1). Podem ainda lidar com variáveis analógicas definidas por intervalos de valores de corrente ou tensão elétrica.
Os CLP´s estão presente nas áreas de controle de processos e de automação, como por exemplo, indústrias produtoras de líquidos, materiais gasosos, indústrias com produção em linhas de montagem, etc...
Os CLP´s tem capacidade de comunicação de dados via canais seriais. Com isto podem ser supervisionados por computadores formando sistemas de controle integrado. Softwares de supervisão controlam redes de controladores lógicos programáveis. Todas as informações dos sensores são concentradas no controlador (CLP) que de acordo com o programa em memória define o estado dos pontos de saída conectados a atuadores.
De maneira geral, o programa CLP é um conjunto de expressões booleanas. Essas expressões são avaliadas sequencialmente a cada ciclo de varredura, e o resultado é armazenado na memória intermediária do CLP.
A idéia inicial do CLP foi de criar um equipamento com as seguintes características resumidas:
-