Cancro Pulmonar
O cancro é uma doença caracterizada por uma população de células que crescem e se dividem, sem respeitarem os limites normais, invadindo e destruindo tecidos adjacentes, podendo-se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase. Estas propriedades malignas do cancro diferenciam-no dos tumores benignos, que são autolimitados no seu crescimento e não invadindo tecidos adjacentes.
O cancro do pulmão é a expansão e transformação maligna do tecido pulmonar. É o tipo mais letal de cancro no mundo, sendo responsável por 1,2 milhões de mortes anualmente.
Cancros mais frequentes no ser Humano
As Causas
Mais de 90% dos casos de cancro do pulmão são causados por hábitos tabágicos, enquanto que uma minoria é consequência das substâncias que se encontram ou que se respiram no quotidiano. Trabalhar com amianto, radiação, arsénico, crómio, níquel, éter cloro metílico, gás mostrada e emissões de choque dos fornos estão relacionadas com o cancro do pulmão.
Por vezes, há algumas formas de cancro do pulmão, principalmente o adenocarcinoma e o carcinoma de células alveolares, verificam-se em pessoas que os pulmões possuem cicatrizes causadas por outras doenças pulmonares, como a tuberculose e a fibrose.
Diagnóstico
Para encontrar a causa dos sintomas, o médico avalia a história médica da pessoa, história familiar de cancro e o histórico como fumador, especialmente se tem acessos de tosse persistente que pioram ou quando apresenta algum sintoma de perturbação pulmonar.
A maioria dos tumores do pulmão detecta-se através de uma radiografia ao tórax. Dado que uma radiografia não fornece uma prova segura de cancro, é necessário um exame ao microscópio a uma amostra de tecido ou noutro caso praticar uma Broncoscopia. Se o cancro for demasiado profundo para ser alcançado por um broncoscópio, o médico pode obter uma amostra mediante a inserção de uma agulha através da pele, enquanto efectua uma tomografia