Cancro
O cancro do pulmão é dos tipos mais frequentes de cancro e por isso este foi o tema escolhido para este trabalho.
O diagnóstico deste tipo de cancro levanta muitas questões para as quais é necessário haver respostas claras e perceptíveis que por vezes são difíceis de alcançar.
Quais são as principais causas para o aparecimento de Cancro do Pulmão?
90% dos casos de cancro do pulmão são causados pelo hábito de fumar cigarro, enquanto que uma minoria é consequência das substâncias que se encontram ou que se aspiram no local de trabalho. Trabalhar com amianto, radiação, arsénico, crómio, níquel, éter clorometílico, gás mostrada e emissões de choque dos fornos estão relacionadas com o cancro do pulmão.
Por vezes, há algumas formas de cancro do pulmão, principalmente o adenocarcinoma e o carcinoma de células alveolares, verificam-se em pessoas que os pulmões possuem cicatrizes causadas por outras doenças pulmonares, como a tuberculose e a fibrose.
Quais os sintomas de Cancro do Pulmão?
Os sintomas e sinais mais comuns de cancro do pulmão são:
. Tosse que não desaparece que piora com o passar do tempo
. Dor constante no peito
. Tosse acompanhada de sangue
. Falta de ar, asma ou rouquidão
. Problemas recorrentes, como pneumonia ou bronquite
. Inchaço do pescoço e rosto
. Perda de apetite ou de peso
. Fadiga
Normalmente, a fase inicial do cancro não causa dor. Mas se a pessoa sentir estes sintomas deve recorrer a um médico.
Que tipos de Cancro do Pulmão existem?
A maior parte dos cancros do pulmão começam nos brônquios, denominando-se pelo nome de carcinoma brônquico. Os vários tipos deste cancro são o carcinoma epidermóide, o carcinoma de células pequenas, o carcinoma de células grandes e o adenocarcinoma.
A classificação das formas de cancro baseia-se no tamanho do tumor, na sua possível propagação aos gânglios linfáticos próximos ou a órgãos distantes. As diversas categorias denominam-se fases. Cada