Cancer
Todos sabem que, em nosso país, há alguns anos, observa- se que o câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil, sendo que os tipos mais comuns são câncer de pele, de pulmão, de mama, de próstata. Nome é dado ao conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado. A palavra vem do latim “Câncer’, que significa caranguejo”. Esse nome se deve à semelhança entre as pernas do crustáceo e os tentáculos do tumor. O câncer, que pode surgir de qualquer tipo de célula e de qualquer tecido do organismo, não é uma doença única, mas um grande número de doenças classificadas de acordo com o tecido e o tipo de célula de origem. Há centenas de formas distintas, sendo três os principais subtipos: os sarcomas originam-se do tecido conjuntivo e dos tecidos de suporte, como osso, cartilagem, músculo, vasos sanguíneos e gordura. Os carcinomas, que incluem as formas mais frequentes de câncer humano, procedem dos tecidos epiteliais, como a pele e os tecidos glandulares da mama e da próstata. Os carcinomas que procedem do tecido glandular são chamados de adenocarcinomas . O terceiro tipo, leucemias e linfomas, incluem os canceres dos tecidos formadores das células sanguíneas e é caracterizado pela dilatação dos nódulos linfáticos, a invasão do baço e da medula e a superprodução de glóbulos brancos imaturos.
Para muitos, o câncer é uma obra do acaso, uma infeliz ocorrência de um erro genético. Porém o fator predominante é, sem dúvida, o comportamento humano, como o tabagismo, maus hábitos alimentares, sedentarismo, Alcoolismo e etc.
Mesmo com todos os avanços da tecnologia e da medicina a maioria ainda se assusta quanto a esta doença. A seguir abordaremos de uma forma resumida este tema tão discutido na saúde. Citaremos os cinco principais tipos, suas causas, e o tratamento mais adequado já que, se sabe que de muitos não foi descoberta a cura.
II – Desenvolvimento.
1 – O que é câncer?
O câncer é uma doença cuja