Cancer
Sheila Silva Maia Oliveira
Qual a origem do câncer ?
A palavra câncer vem do latim cujo significado é caranguejo. Tem esse nome porque suas células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo. Essa doença tem um período de evolução duradouro,muitas vezes pode levar anos para evoluir até ser descoberta. Atualmente foram identificados mais de 200 tipos dessa doença, a maioria tem cura (benignos) desde que identificados num estágio inicial e tratados de forma correta.
Como os tumores nascem ?
Os tumores aparecem no organismo quando as células começam a crescer de uma forma descontrolada, em função de um problema nos genes. As células cujo material genético foi modificado, sofrem uma perda de sua função e multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, invadindo-o. Geralmente, têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado.
Através da corrente sanguínea ou linfática, as células malignas chegam em outros órgãos, desenvolvendo a doença nestas regiões. Esse processo de irradiação da doença é conhecido como metástase. Esta doença é muito perigosa, possui capacidade eficiente de reprodução dentro das células e também porque se reproduz e coloniza facilmente áreas reservadas a outras células. Conforme as células cancerosas vão substituindo as normais, os tecidos invadidos vão perdendo suas funções.
Principais causas
Existem vários fatores que favorecem o desenvolvimento do câncer. Podemos citar como principais : Predisposição genética (casos na família), Hábitos alimentares, Estilo de vida e condições ambientais. Todos estes fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver a doença.
As principais substâncias que podem causar alguns tipos de câncer
O cigarro pode causar: Câncer nos pulmões, Câncer na Boca, Câncer na Laringe,