Morte e vida severina
É o caminho trilhado pelo cientista quando está em busca de “verdades” científicas e implica na organização e na sistematização de conhecimentos científicos. * ETAPAS: 1- Enunciar o problema ou a afirmação; 2- Levantamento de hipóteses; 3- Desenvolvimento para testar a hipótese; 4- Selecionar Materiais; 5- Realizar a experimentação e/ou observação e registrar; 6- Realizar a análise (explicar); 7- Concluir. * DEFINIÇÃO DE MATÉRIA:
Tudo o que existe, tem massa e ocupa lugar no espaço. Aparece de diversas maneiras no espaço: 1- Massa: Quantidade de matéria de um corpo 2- Volume: Espaço ocupado por um corpo 3- Peso: Ação da força da gravidade sobre a massa de um corpo 4- Substância: Diferentes tipos de composição da matéria 5- Corpo: Porção limitada de matéria 6- Objeto: Corpos produzidos pelo homem com alguma utilidade 7- Gravidade: Força de atração que os corpos exercem uns sobre os outros. * FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS;
Qualquer acontecimento da natureza. Pode haver ou não alteração do sistema (matéria dos estados inicial e final pode ser a mesma ou não) 1- Físicos: Não alteram a estrutura da matéria; 2- Químicos: Alteram a estrutura da matéria.
Obs.: Fenômenos Biológicos: mastigação, metabolismo. * ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA:
As moléculas ou partículas podem estar mais unidas ou mais afastadas de acordo com as condições de temperatura e pressão a que a matéria está submetida. 1- Sólido: Forma e volume constante (partículas bem agrupadas e com pouca movimentação) 2- Líquido: Forma variável e volume constante (partículas menos agrupadas e com movimentação rápida) 3- Gasoso: Forma e volume variáveis (partículas muito afastadas e com movimentação muito rápida).
Obs.: Forças de Coesão: Atraem as partículas e permitem a aproximação das mesmas.
Forças de Repulsão: Afastam as partículas. * MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO