Cancer
Contudo, caso esta doença seja descoberta a tempo, pode ser devidamente tratada com técnicas medicinais modernas, que permitem ao paciente uma vida quase normal. Os tumores embora benignos, não possuem cura, podem se destruir, mas voltam com o passar do tempo. Já os malignos só podem ser removidos por meios de cirurgias, mas ainda sim voltam ainda mais forte, diminuindo o tempo de vida do paciente. Um paciente que tem tumor cerebral benigno se tratado corretamente, pode sobreviver por muitos e muitos anos com a doença mesmo que o tumor só desenvolva e não desapareça com tratamentos. No entanto se não tratado corretamente pode vir a morrer. Já quem tem um tumor maligno em grande parte dos casos, tem um tempo de vida predeterminado e dificilmente sobrevive mais que o tempo dado pelo oncologista especialista em neurologia experiente.
Os tumores podem ser descobertos por meio de exames específicos e seu tratamento deve ser iniciado imediatamente após a descoberta da doença.
Os tumores cerebrais, são todas as lesões ocupantes de espaço dentro do crânio que surgem devido a multiplicação desordenada de células normais ou anormais. Os tumores podem se originar das células do próprio cérebro , das membranas que o revestem ou dos nervos que saem dele, ou ainda, de outros órgãos que podem se disseminar pelo sangue, que são os chamados tumores metastáticos.
Benigno: Uma lesão cerebral benigno é uma massa de tecido cerebral anormal, mas não canceroso.
Maligno: Um tumor cerebral maligno é qualquer câncer do cérebro que pode invadir e destruir tecidos vizinhos ou que se disseminou (produziu metástase) para o cérebro e é originário de