Resenha antropologia das emoções
EDERSON SZESKOSKI
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: ANTROPOLOGIA DAS
EMOÇÕES
JOAÇABA
2011
EDERSON SZESKOSKI
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES
Trabalho da disciplina de Antropologia Jurídica, área das Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Oeste de Santa Catarina – campus de Joaçaba, para avaliação de Grau 01.
Professor: Célio de Oliveira
Joaçaba 2011
REZENDE, Claudia Barcellos; COELHO, Maria Claudia. Antropologia das Emoções. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2010. Claudia Barcellos Rezende é doutora em Antropologia pela London Scholl of Economics e professora do departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Entre suas publicações estão a organização e a apresentação, junto com Ivonne Maggie, da coletânea Raça como Retórica: a construção da diferença (Civilização Brasileira. 2002). E os livros Os Significados da Amizade: duas visões de pessoa e sociedade (FGV, 2002) e Retratos do Estrangeiro: identidade nacional, subjetividade e emoções (FGV, 2009). Maria Claudia Coelho doutorou-se em sociologia pelo Instituto de Pesquisas do Rio de Janeiro (IPERJ) e é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autora do livro O Valor das Intenções – Dádiva, Emoção e Identidade (FGV, 2006) entre outros.
Apreciação:
O livro tem inicio com a antropóloga norte-americana Laura Bohannam narrando uma de suas experiências, onde narra a história de Hamlet para uma tribo africana, tendo como principal o fato de que as tragédias fazem parte da vida humana. E observa durante suas experiências que