Cancer gastrico
A palavra câncer tem origem no latim, cujo significado é caranguejo, tem esse nome porquê a células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem tentáculos de um caranguejo .
Esta doença tem um período de evolução duradoura, podendo, muitas vezes, levar anos para evoluir até ser descoberta atualmente foram identificados mais de cem tipos desta doença sendo que a maioria tem cura (benignos) desde que identificados num estagio inicial e tratados de forma correta.
Existem vários fatores que favorecem o desenvolvimento do câncer podemos citar como principais. Predisposição genética (casos na família) hábitos alimentares, estilo de vida e condições ambientais. Todos esses fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver a doença.
Fisiopatologia
O câncer gástrico é uma neoplasia maligna. A maioria ocorre em algum ponto da mucosa do estômago (camada de revestimento interno), mostrando-se como uma lesão (tumor) elevada, irregular, frequentemente ulcerada, podendo lembrar uma verruga com uma pequena cratera em seu ponto mais alto.
A ulceração é fruto da multiplicação celular descontrolada, característica de malignidade. Esta proliferação celular vai substituindo o tecido normal e pode invadir outras camadas do próprio órgão, alcançando órgãos vizinhos (metástases por contiguidade).
O câncer gástrico pode ser classificado de acordo com o tipo de célula que originou o tumor. No câncer gástrico precoce existe uma situação especial chamada de câncer gástrico precoce que é uma lesão em que a infiltração por células tumorais está limitada à camada mais superficial do revestimento interno do estômago.
O câncer gástrico, na sua forma mais frequente, o adenocarcinoma, é o produto final de uma série de alterações celulares e genéticas chamadas de mutações, as quais, provavelmente, se iniciam na infância,
Existem substâncias que favorecem a aparecimento do câncer, chamadas de carcinógenos. O principal fator de risco para o surgimento do