abordagem SAE em paciente com câncer gástrico
O presente trabalho tem por objetivo abordar a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em um paciente com patologia de câncer gástrico internado no Hospital Fundação Centro de Controle de Oncologia (CECON) em Manaus AM.
A SAE tem por objetivo resolver e tratar os problemas dos pacientes de maneira individualizada e holística. Favorecendo o reconhecimento do trabalho e dos registros de enfermagem, qualificando a assistência, ou seja, fornece estrutura para tomada de decisões durante a assistência de enfermagem tornando-a mais científica e menos intuitiva. É uma ferramenta que define e estabelece diretrizes para que o enfermeiro implemente uma assistência qualificada as reais e potenciais necessidades do cliente. O câncer gástrico é uma das formas mais comuns de câncer no mundo que apresenta alta taxa de mortalidade; o tipo mais comum de câncer gástrico e o adenocarcinoma, responsável por 95% dos casos, acometendo mais o sexo masculino. Aparece como a segunda causa, possivelmente relacionada aos hábitos alimentares e à prevalência do possível agente causal (helicobacterpylori). Em sua maioria, as neoplasias de estômago, não apresentam sintomas quando em estágio precoces, apresentando sintomas somente em uma fase mais avançada. Sintomas inespecíficos como: perda de peso, dor abdominal, náusea, vômito, disfagia, melena, constipação e outros.
O diagnostico é alcançado através de biopsia da lesão obtida através da endoscopia digestiva alta, e o exame citológico do escovamento de mucosa. O tratamento recomendado para o adenocarcinoma gástrico é uma ressecção cirúrgica completa, com margens de segurança adequadas em conjunto com a ressecção total do epíplo e dos linfonodos regionais.
1. ESTUDO DE CASO:
DATA DA ENTREVISTA: 08/04/2014
R.T.M; 72 anos e 8 meses; sexo masculino; casado; professor de primeira a quarta série; aposentado; residente no bairro do Planalto Conjunto Vista Bela; em casa própria; natural de Cruzeiro do