resumo o que e ideologia marilena chaui
Marilena de Souza chaui. O que é ideologia.
1. ed. São Paulo:1980.p.125
O livro demonstra ter a preocupação com o conceito de ideologia que nós leitores temos e objetiva que, ao término da leitura desse livro, o leitor possa compreender que essa palavra se refere a um conjunto de ideias sociais, históricas e políticas que visam a ocultar a realidade, as explorações econômicas e as dominações políticas existentes na sociedade.
A autora introduz seus conceitos remontando ao pensamento filosófico da Grécia Antiga sobre o que ocasiona o movimento do ser. Em seguida, faz uma analogia à teoria das quatro causas de Aristóteles, afirmando que são mais importantes as causas de permanência e menos importantes as causas de mudança ou movimento. Ela afirma também que a teoria da causalidade no mundo moderno, reforçada pelos pensamentos de Galileu, Bacon e Descartes, foi reduzida a apenas duas causas: a eficiente e a final.
Em seguida, a autora afirma que o pensador pode, involuntariamente, transportar as relações sociais do momento em questão para suas ideias, correndo o risco de assim estar formando uma ideologia, que consiste em tomar as ideias como independentes da realidade histórica e social, quando na verdade é essa realidade que torna compreensível as ideias elaboradas e a capacidade ou não que elas possuem para explicar a realidade que as provocou.
Ela também faz um pequeno retrospecto histórico desde a sociedade feudal até o início da sociedade burguesa, que tem como uma de suas principais características a presença de um homem livre que “vende” sua força de trabalho para ao final do mês receber uma remuneração que, segundo Marx em “O Capital” é injusta. Além disso, ela afirma que não existe uma ideologia que não possa ser quebrada ou destruída quando uma classe social compreende sua realidade e organiza-se visando transformar a realidade em que vive. A autora mostra a utilização da palavra “Ideológico” por Durkheim no livro “As regras do