PLANO DE CUIDADOS PRÉ E PÓS OPERATORIOS
Meiryane de Paula Silva
PLANO DE CUIDADOS PRÉ E PÓS OPERATÓRIOSTrindade
2014
Amanda Kellen Marques Santos
Meiryane de Paula Silva
PLANO DE CUIDADOS PRÉ E PÓS OPERATÓRIOSTrabalho apresentado à disciplina de Centro Cirúrgico, do curso de Enfermagem da Faculdade União de Goyazes.
Professora: Letícia
Trindade
2014
Os procedimentos cirúrgicos, realizados há muitos séculos, com o passar do tempo têm se tornado mais específicos e eficazes, em razão do avanço nas técnicas cirúrgicas, na instrumentação e na anestesia. Procedimentos complexos, cada vez mais, ganham espaço, como as microcirurgias e as cirurgias laparoscópicas e o desenvolvimento de equipamentos de monitorização mais sensíveis, bem como, o surgimento de novos agentes farmacológicos permitiram melhoria das técnicas da anestesia.
Assim, como os procedimentos cirúrgicos têm se modificado, também outros aspectos do cuidado do paciente evoluíram. Antes, o paciente ao ser submetido a uma cirurgia, seria internado no hospital no mínimo no dia anterior à realização da mesma, para avaliação e preparação. Agora, é admitido no mesmo dia do ato cirúrgico, sendo então orientado a realizar parte de seu cuidado no período próximo de ser admitido no hospital, e os demais realizados no momento de sua chegada.
A menção ao período que envolve o momento da cirurgia apresenta uma terminologia específica. Quando o paciente necessita de uma cirurgia e esta é agendada, diz-se que ele se encontra no período perioperatório, que compreende as fases: pré-operatório mediato e imediato, transoperatório, recuperação anestésica e pós-operatório
Em todas as etapas, o bem estar do paciente constitui o principal objetivo dos profissionais que o assistem, sendo a equipe de enfermagem responsável pelo preparo do paciente nesta fase, estabelecendo e desenvolvendo diversas ações de cuidado de enfermagem de acordo com a especificidade da cirurgia. Estes cuidados incluem orientação, preparo físico