estudo de caso sobre pneumonia
Pneumonia é uma infecção aguda do parênquima pulmonar que geralmente reduz a troca gasosa e pode ser classificada de varias maneiras, como as virais, bacterianas, fúngicas, protozoárias, micobacterianas, micoplásmicas ou riquetsiais. Com base na localização, o processo pode ser classificado como broncopneumonia, pneumonia lobular ou pneumonia lobar.
A infecção pode ser classificada em três tipos – pneumonia primaria, secundaria ou por aspiração. A pneumonia primaria resulta diretamente da inalação de um patógeno, tal como bactérias ou vírus, incluindo-se a pneumonia pneumocócica e viral. A pneumonia secundaria pode ser causada por uma lesão pulmonar inicial devida a uma agressão química ou a outro estimulo nocivo (superinfecção), ou devida à disseminação hematogênica de bactérias presentes em um foco distante. A pneumonia por aspiração resulta da inalação de material estranho (p.ex., vômitos ou partículas alimentares) para os brônquios.
A pneumonia ocorre em ambos os sexos e em todas as idades. Nos EUA, todos os anos ocorrem mais de 3 milhões de casos de pneumonia. Esta infecção tem prognostico favorável nos clientes com pulmões normais e sistema imunológico competente. Contudo, nos indivíduos debilitados, a pneumonia bacteriana é uma das principais causas de morte. Além disso, a pneumonia é a principal causa de óbito por doenças infecciosas nos EUA. No Brasil: Foi à causa básica de 17.220 mortes na faixa etária de 65 anos ou mais, durante o ano de 1996. De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Fundação Nacional de Saúde, a taxa de hospitalização por gripe e pneumonia em idosos foi de 12,5 por 1.000 habitantes.
Causas
Na pneumonia bacteriana, que pode envolver qualquer campo pulmonar, a infecção inicialmente provoca inflamação e edema alveolares. Os capilares ficam ingurgitados de sangue, levando a estase. À medida que a membrana alveolocapilar é destruída, os alvéolos enchem-se de sangue e exsudato, causando