Cancer De Figado
Quais são os tipos de câncer de fígado?
O câncer de fígado pode ser primário, ou seja, aquele que teve origem nas células do tecido hepático, seus ductos ou de seus vasos. Ou pode ser secundário, com origem em outro órgão (como cólon, reto, bexiga, rim, mama, entre outros cânceres) e que metastatizam para o fígado gerando nódulos cancerosos metastáticos. Estes não são considerados câncer de fígado e devem ser tratados conforme a doença que os originou.
Dentre os cânceres primários do fígado, o mais comum é o adenocarcinoma, com
seus
dois
tipos
celulares:
hepatocarcinoma (ou carcinoma hepatocelular, que é o mais comum) e o colangiocarcinoma (origina nas vias biliares hepáticas). Além destes, os mais raros são os angiossarcomas (com origem nos vasos sanguíneos hepáticos) e hepatoblastomas
(geralmente em crianças nos primeiros anos de vida).
Aspecto
Macroscópico:
Fígado Normal
Aspecto
Macroscópico:
Fígado com cirrose Aspecto
Macroscópico:
Carcinoma
Hepatocelular
É um câncer raro?
É um câncer relativamente incomum
A estimativa nos Estados Unidos para 2010 era de 24.120 novos casos. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do
Câncer, houve 6995 óbitos em 2008 por esta doença. Quais são os fatores de risco?
• Em 50-80% dos pacientes, o hepatocarcinoma esta relacionado com cirrose hepática, de causa alcoólica ou por hepatopatia viral como vírus da hepatite B e C. É sabido que dos paciente cirróticos, 5% irão desenvolver hepatocarcinoma. No mundo, as infecções por estes vírus são as principais causas deste câncer.
• Outros fatores de risco mais raros são: aflatoxinas (que é uma micotoxina que pode ser encontrada nos grãos e cereais armazenados em ambientes úmidos) e cloridrato de vinil (que podem causar os sarcomas hepáticos, como angiossarcoma).
Quais são os sinais e sintomas do câncer hepático?
• Os sintomas são vagos e relacionados com a presença na massa ou nódulo no fígado. Pode haver desconforto na parte superior direita do