cancer de figado
Em geral, os tumores do fígado são metástases, implantes de tumores localizados em outros órgãos que se encaminham ao fígado em virtude de sua rica rede de vasos sanguíneos.
O diagnóstico é feito, normalmente, por exames médicos de imagem, como Tomografia computadorizada, Ultra-sonografia, ou Ressonância magnética.
Os sintomas do câncer de fígado são inespecíficos, muitas vezes associados aos sintomas do tumor primário. Em casos mais avançados, o paciente pode sentir dor no Hipocôndrio direito (região abdominal localizada logo abaixo das costelas, à direita), e pode ser notada a presença de massas abdominais ou icterícia.
Não sendo bem sucedido o tratamento, o paciente pode evoluir para insuficiência hepática.
Os tumores de fígado podem ser classificados em secundários ou primários.
Secundários - A maioria dos tumores de fígado são metástases de tumores de outros órgãos, principalmente do trato gastrointestinal, como Cólon, Tumor carcinóide do Apêndice vermiforme, Esôfago, Estômago, mas também de Mamas, Ovário, Pulmão, Rim e Próstata.
Primários – O tumor autóctone de fígado mais comum é o Carcinoma hepatocelular. Formas mais raras são o Colangiosarcoma, Tumores mistos, Tumores de células mesenquimais, Sarcoma, e Hepatoblastoma, um tumor maligno raro que acomete crianças.
O QUE É CANCER DE FIGADO ?
O câncer de fígado é dividido em duas categorias: o primário do fígado e o secundário, ou metastático (originado em outro órgão e que atinge também o fígado). O termo "primário do fígado" é usado nos tumores originados no fígado, como o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular (tumor maligno primário mais freqüente que ocorre em mais de 80% dos casos), o colangiocarcinoma (que acomete os ductos biliares dentro do fígado), angiossarcoma (tumor do vaso sangüíneo) e, na criança, o hepatoblastoma.
Apesar de não estar entre as