Câncer de fígado
Uruguai e das Missões
Departamento de Ciências Saúde
Câncer de Fígado
Componentes: Camila Mumbach, Nathalia e Mariane.
O FÍGADO
O fígado, que se localiza do lado direito do abdômen, é a maior glândula do organismo e o segundo maior órgão do corpo. Pesa em torno de 1300 a 1500 gramas no homem e um pouco menos nas mulheres.
É um órgão de funções múltiplas e fundamentais para o funcionamento do organismo. Entre elas, destacamse, a secreção da bile, armazenamento de glicose, produção de proteínas nobres, desintoxicação do organismo, sintetização de colesterol, filtração de micro-organismos, transformação de amônia em ureia, entre outras funções.
O FÍGADO
O fígado tem intensa capacidade de se regenerar, isso é de extrema importância para transplantes intervivos, no caso um pai ou uma mãe poderiam doar parte do seu fígado para o filho contando com o crescimento posterior desse órgão no doador e no receptor.
Porém essa capacidade regenerativa pode ser comprometida por certas doenças como a cirrose em que células morrem, enquanto outras, que se mantêm vivas, regeneram-se e tentam compensar as perdas sofridas. Infelizmente, essa regeneração consequentemente pode se transformar em câncer de fígado.
O câncer de fígado
O câncer de fígado é uma doença do fígado. Caracterizase pela presença de tumores malignos sobre ou dentro do tecido hepático. É dividido em duas categorias primário do fígado ou secundário, ou metastático (originado em outro órgão e que atinge também o fígado).
O termo "primário do fígado" é usado nos tumores originados nas células do fígado, como o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular (tumor maligno primário mais frequente que ocorre em mais de 80% dos casos), o colangiocarcinoma (que acomete os ductos biliares dentro do fígado), angiossarcoma (tumor do vaso sanguíneo) e, na criança, o hepatoblastoma.
Hepatocarcinoma
Cerca de 50% dos pacientes com