Ca de fígado
Na categoria de câncer primário, os tipos mais comuns são:
- Hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular: tumor maligno que acomete as células do fígado (os hepatócitos).
- Colangiocarcinoma: tumor que atinge os ductos biliares.
- Angiossarcoma: tumor que atinge os vasos sanguíneos do fígado.
- Hepatoblastoma: tumor existente em crianças.
Resumo câncer de fígado
O câncer de fígado é uma neoplasia que pode atingir os diversos tipos celulares do fígado. Quando atinge os hepatócitos, chama-se hepatocarcinoma; quando o câncer é nos ductos biliares, chama-se colangiocarcinoma; nas células dos vasos sanguíneos chama-se angiossarcoma; quando atinge crianças é o hepatoblastoma.
No Brasil, a doença não figura entre os 10 tipos mais comuns de câncer. Dentre os casos, o hepatocarcinoma representa cerca de 80% dos cânceres de fígado e o colangiocarcinoma, 5%. Em algumas localidades, como Ásia e África, o câncer de fígado é muito prevalente. Nos Estados Unidos e Europa a incidência é baixa, de cerca de 1 a cada 100 mil habitantes.
As causas da doença ainda não são totalmente esclarecidas. Alguns fatores, entretanto, pode contribuir, como exposição a aflatoxinas, cirrose, infecção por HCV e HBV e exposição a produtos químicos e arsenicais. Alguns grupos de risco incluem diabéticos, obesos e homens, sobretudo acima dos 50 anos.
Os sintomas muitas vezes não são característicos e de difícil identificação. Quando os sintomas aparecem, podem caracterizados por perda de peso e de apetite, fadiga, distensão e dor abdominal e icterícia. O diagnóstico é normalmente feito com exames de sangue,