Canais De DMA E Outras T Cnicas De Gerenciamento
O DMA é uma característica dos computadores mais modernos que possibilita que determinados subsistemas de hardware dentro do computador acessem a memória do sistema, sem depender da unidade de processamento central (CPU). O DMA é um recurso da placa mãe que capacita os periféricos a terem acesso direto à memória RAM, sem sobrecarregarem o processador, À medida que os sistemas de computação evoluíram, seus componentes individuais tornaram-se mais complexos e sofisticados, principalmente aqueles voltados para funções de E/S.
. Dentre as principais desvantagens dos métodos anteriores podemos citar:
A taxa de transferência de E/S é limitada pela velocidade com que o processador pode servir um dispositivo.
O processador tem que se ocupar em gerenciar a transferência dos dados.
Para evitar estes problemas desenvolveu-se um módulo adicional que está conectado ao barramento do sistema. Este módulo é chamado de DMA Esse controlador é capaz de imitar o processador e transferir dados diretamente para a memória através do barramento do sistema. Assim, podemos verificar que este módulo pode disputar o uso do barramento com a CPU. Portanto, o gerenciamento da operação de I/O fica a cargo do DMA. Suponha que um programa solicite uma leitura de um arquivo em disco. O DMA será o responsável por controlar a operação e armazenar os dados lidos do disco direto na memória principal, no endereço transmitido pela CPU durante a solicitação. Ao finalizar a transferência, o DMA emite um sinal de interrupção ao processador indicando o término da operação. Nesse instante, o processador busca os dados direto na memória, poupando tempo de acesso à controladora do disco e, conseqüentemente, melhorando o desempenho do sistema computacional. Dessa forma, o processador só se envolve no início e no fim da operação.
Ao longo desse caminho, evolutivo, mais e mais funções de E/S são desempenhadas sem o envolvimento da CPU. A CPU e, cada vez mais,