ALEXEY BRODOVITCH Diretor De Arte
ALEXEY BRODOVITCH
A renovação é o combustível do design. Referências estéticas do passado são resgatadas, constantemente, para conceber produtos contemporâneos. Isso comprova a intensa troca e, principalmente, o quão visionário pode ser o olhar de alguns designers.
Alexey Brodovitch, foi muito mais do que o diretor de arte da revista Harper’s Bazaar, trabalho que o tornou internacionalmente conhecido. Na verdade, Brodovitch influenciou a estética do design editorial norte americano, especialmente das revistas de moda, introduzindo o estilo funcionalista do moderno design gráfico europeu. Muito mais que definir o conceito estético de uma das mais importantes revistas de moda da época, Brodovitch literalmente ensinou a uma geração de profissionais a primazia de um design até então desconhecido nos Estados Unidos, que prezava pelo equilíbrio, pelos espaços em branco e pela simplicidade.
Alexey Brodovitch nasceu na Rússia em 1898 e fez parte da geração burguesa russa que deixou o país no período pós-revolução, entre 1905 e 1920. Tinha o desejo de estudar na Academia de Belas Artes da Rússia, porém acabou ingressando na Academia Militar e, mais tarde, lutou na Primeira Guerra Mundial. Assim como Brodovitch, importantes designers, fotógrafos e artistas russos – como Vladimir Bobritzky, Sasha Stone e Peter Adolfovitch Ozup – levaram seus conhecimentos para outros países, em especial para os Estados Unidos. Todos estes profissionais tinham em comum as referências da importante escola russa que, sem dúvida, teve fundamental importância na trajetória do moderno design europeu.
Junto com sua família e sua futura esposa, Alexei Brodovitch foi para Paris em 1920, onde em pouco tempo obteve reconhecimento por seu trabalho gráfico. Já em 1924 um de seus posters ganhou o primeiro lugar em um concurso. Um ano mais tarde ele foi