biografia de richard avedon
Nasceu em Nova Iorque no ano de 1923 numa família judaico-russa, filho do fotógrafo Jacob Israel Avedon.
Seus primeiros contatos com a fotografia foi aos 12 anos no YMHA Camera Club. Estudou filosofia na Universidade de Columbia, na sua cidade, e em 1941 tornou-se Co-editor da revista The Magpie. Logo depois, em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, serviu as forças armadas como Fotógrafo Segunda Classe da Marinha Mercante. Passou dois anos fazendo retratos de identificação dos tripulantes com sua primeira câmera Rolleiflex com lente dupla dada por seu pai.
Quando deixou a Marinha Mercante, foi trabalhar com fotografia de moda e estudar no Laboratório de Design da New School for Social Research, com o diretor de arte Alexey Brodovitch.
Em 1945, montou estúdio próprio e passou a trabalhar como freelancer para várias revistas de nome da época, como: Theater Arts, Life, Look Magazines e Harpe’s Bazaar, onde se destacou e cresceu, com a ajuda de Brodovitch. Também foi lá que desenvolveu sua marca, uma abordagem diferente: suas modelos, incentivadas por ele, eram colocadas sempre em ação e movimento, atuando e sorrindo. Inspirado pelo jornalista e fotógrafo de moda Martin Munkacsi, Avedon ousou sair do estúdio e foi fotografar nas ruas, em casas noturnas, entre outros lugares inusitados.
Outro diferencial de suas fotos era a capacidade de dar personalidade às suas modelos: “As minhas fotografias não vão além da aparência externa. Tenho muita fé nelas. Uma boa aparência externa está cheia de pistas.”
Em 1957 trabalhou na fotografia e foi consultor visual do Filme “Funny Face” de Stanley Donen, indicado a 4 Oscar’s. Mas esta colaboração não foi casual, pois o filme foi baseado na carreira de Avedon, senda a personagem de Fred Astarie diretamente inspirada no fotógrafo nova-iorquino. E logo no ano seguinte foi reconhecido pela Popular Photography como um dos 10 melhores fotógrafos do mundo.
Após fotografar, em 1963 o movimento sulista dos