a história das coisas
Nome: Rafael Bassetto
TRABALHO DE ED. FÍSICA
Cornélio Procópio
2014
Condicionamento Cardiorrespiratório
Exercícios Os exercícios de resistência desenvolvem o condicionamento cardiorrespiratório e auxiliam na redução ou manutenção do peso e da gordura corporal.
Estes exercícios requerem um esforço prolongado e contínuo, e normalmente envolvem vários grupos musculares durante a atividade.
Ex.: caminhada, trote, corrida, natação, ciclismo. Uma das maiores dificuldades encontrada pelos profissionais envolvidos na prescrição de atividades físicas é determinar com qual frequência, duração, intensidade deve-se iniciar um programa de condicionamento físico e como relacioná-las com os tipos de atividades previstas.
Frequência de Treinamento
A maioria dos experimentos relacionados com a frequência ótima de treinamento indica que a resposta satisfatória ocorre quando o exercício é realizado duas ou, preferencialmente, três vezes por semana, durante seis vezes por semana Por outro lado, se o exercício é utilizado com o objetivo de perda de peso ou diminuição do percentual de gordura, recomenda-se aumentar gradativamente a frequência para 5 a 6 vezes por semana, pois esta quantidade de exercício pode representar um gasto calórico considerável quando comparado ao treinamento de apenas dois dias por semana. Para o iniciante é aconselhável 3 vezes por semana, de preferência em dias alternados, para não sobrecarregar a musculatura, tendões, ligamentos, etc.., os exercícios diários não permite uma adaptação no aparelho músculo esquelético, possibilitando um maior risco de lesão por esforço repetitivo.
Para obesos, deve ser um programa de baixa intensidade, entre 60-70% da frequência cardíaca máxima (FCmáx.) ou entre 42-56% do VO2 máx., com maior frequência e duração, sendo aumentada gradativamente.
Duração As recomendações partem de uma duração mínima de