Canais de distribuição
1. Explique com suas palavras o que é canal de distribuição
Canais de distribuição são os meios de entrega do produto ou serviço até o consumidor final, incluindo todas as possíveis etapas participantes como agentes, atacadistas, varejistas, entre outros. Também faz parte dos canais suas estratégias de entrega.
2. Mesmo adotando o intermediário no canal de distribuição a mercadoria pode ficar com preço mais competitivo. Explique os motivos que levam a esta realidade.
Todo o processo de transporte e distribuição é uma variável que pode influenciar no preço, pois, é necessário analisar os custos gasto com todo o caminho percorrido pelo produto até o seu consumidor final, com o uso dos intermediários como uma estratégia o preço de consumo pode se tornar mais competitivo facilitando todo o processo e qualificando o preço de modo mais agradável para o cliente e lucrativo para o fornecedor.
3. Comente sobre os fluxos de posse física, propriedade, informação e risco no canal de marketing.
Fluxo de posse física: estocagem e movimentação sucessiva de produtos (fragmentação e roteamento), da matéria prima até os pontos de distribuição e consumo.
Fluxo de propriedade: transferência real de propriedade, entre as empresas.
Fluxo de informação: coleta e disseminação de informações sobre consumidores e concorrentes.
Fluxo de risco: aceitação e garantias contra os riscos das operações. (seguro)
A remuneração do processo no canal de distribuição deve ser realizada com base no grau de participação dos fluxos de marketing e no valor criado por essa participação. Ou seja, o custo deve espelhar as participações normativas nos lucros para cada membro de canal.
4. Compare as características dos 4 ps e explique o fato de que o canal de distribuição é aquele que proporciona vantagem competitiva para as organizações.
O design do produto, da embalagem, o material de que é feito, devem ser pensados de modo a se adaptar à estratégia de