Canais de Distribuição
Na sociedade em que vivemos, os produtos são movimentados e transportados dos locais de produção para o consumidor final. Os canais de distribuição fazem com esse processo ocorra, criando um fluxo eficiente.
Os canais de distribuição devem garantir a disponibilidade do produto no lugar e no momento correto, à conveniência do cliente. Adicionar valor ao produto através da logística de distribuição pressupõe atender às expectativas de clientes ao menor custo possível. E estes esforços se estendem às relações interempresariais, ao longo de toda a cadeia de suprimento, até chegar ao consumidor final.
A dimensão através da qual um canal de distribuição cria um fluxo eficiente de produtos do produtor para o consumidor é uma grande preocupação da administração. Por exemplo, os fabricantes dependem do canal de distribuição para funções tais como venda, transporte, manuseio físico e armazenamento. Conseqüentemente o objetivo do fabricante é obter um ótimo desempenho dessas funções a um custo total mínimo.
2 - CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
2.1 – CONCEITOS
Conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar o produto ou serviço disponível para o consumo ou uso.
É a rede de organizações que cria utilidades de tempo, lugar e posse para consumidores e usuários.
Sistemas de relações existentes entre empresas que participam dos processos de compra, venda e distribuição de produtos e serviços.
Os canais de distribuição são estruturas funcionais indispensáveis que movimentam produtos e serviços entre os membros participantes de um mercado. Os canais de distribuição criam as utilidades de tempo, de lugar e de posse atendendo às necessidades de servir à demanda. Além disso as operações realizadas permitem economias e eficiência para empresas pois eliminam o número de contatos para atender diretamente cada cliente. O objetivo das grandes empresas é fabricar produtos e não distribuir. Para realizar estas operações existem os intermediários