Matemática BÁSICA
a) A U B.
b) B U C.
c) A ∩ B.
d) B ∩ C. Resolução:
Uma vez que U significa união entre conjuntos, basta combinarmos os elementos dos conjuntos numéricos cuja união foi proposta. Já, como ∩ significa intersecção, basta citarmos os elementos em comum dos conjuntos numéricos cuja intersecção foi proposta. Dessa forma, teremos:
a) A U B = {0,1,2,3,4,5,6,7,8}
b) B U C = {2,4,5,6,7,8}
c) A ∩ B = Ø (ou { })
d) B ∩ C = {6,8} É importante ressaltar a equivalência dos símbolos do item c. Está correta a utilização tanto de Ø quanto de { } para designar “conjunto vazio”.
Muito bem! Já que temos conhecimento da simbologia utilizada no estudo e nas aplicações dos conceitos de conjuntos numéricos, vamos aos exercícios de fixação. Os três primeiros terão a resolução orientada. Os demais ficarão por conta do estudante, ok? EXERCÍCIOS
01. Em uma classe de 48 alunos, cada aluno apresentou um trabalho sobre conjuntos numéricos, tendo sido indicados dois livros sobre esse assunto. O livro A foi consultado por 26 alunos, e o livro B por 28 alunos. Pergunta-se:
a) Quantos alunos consultaram os dois livros?
b) Quantos alunos consultaram somente o livro A? Resolução:
Um método que facilita bastante a resolução de problemas deste tipo é o do desenho. Esboce as situações envolvidas através de círculos, cuja intersecção representa os elementos em comum entre os conjuntos analisados. A figura a seguir ilustra o que queremos dizer.
As incógnitas x, y e z significam o número de alunos que consultaram, respectivamente, o livro A, os dois livros e o livro B. A soma dessas três incógnitas é igual ao número total de alunos, ou seja, x + y + z = 48 (1.1)
Agora, de acordo com o enunciado, podemos montar mais duas equações, em termos de x e y, quais sejam x + y =