Canais de distribuição
Quando falamos em distribuição de nossos produtos devemos pensar em dois grandes grupos, os Canais de Distribuição e como será a Distribuição Física.
São dois assuntos completamente diferentes, mas totalmente interligados. Enquanto os Canais de Distribuição são de responsabilidade do setor de Marketing (geralmente) com alguma participação da Logística, a Distribuição Física é de responsabilidade da Logística, com certa participação do Marketing. Esta visão não é completamente compartilhada por todos os autores, mas vamos entender um pouco mais no decorrer do estudo.
Um diz respeito à TRANSFERÊNCIA FÍSICA DO PRODUTO, desde o ponto onde foi fabricado até seu cliente final. Vale lembrar que não é toda a cadeia logística, mas cada elo desta corrente, iniciando-se no ponto de fabricação e encerrando-se no ponto de consumo deste produto. Normalmente consideramos a Distribuição Física apenas dos produtos finais, quando não haverá mais transformação no mesmo. Assim sendo, não vamos considerar insumos produtivos.
Já os Canais de Distribuição são os elos intermediários da cadeia por onde o produto passa até chegar ao cliente final. São as lojas, os varejistas, os distribuidores, os centros de distribuição, e quaisquer outros “elos” da corrente por onde o produto passe. Vale lembrar que nos Canais de Distribuição deverá existir a TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE DO BEM.
Distribuição Física e Canais de Distribuição estão intrinsecamente ligados, como podemos ver na figura abaixo:
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
Carreta
Caminhão