Canais de distribuição
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
PROF. ALCIVIO VARGAS NETO
ADMINISTRAÇÃO - NOTURNO – 5º SEMESTRE
JOANA DORNELLES
Sant’Ana do Livramento,06 de Janeiro de 2011.
Canais de distribuição: network, varejo, atacado e logística
O artigo tem como base o grande desafio encontrado no marketing tradicional e no marketing virtual, que é a distribuição. Um centro de distribuiçã, é uma unidade construída por empresas industriais, varejistas para armazenar os produtos produzidos ou comprados para revenda, com a finalidade de despachá-los para outras unidades, filiais ou clientes.
No texto são citados quatro tipos de canais de distribuição que são o atacado, o varejo, os distribuidores e a network, que são redes de vendas a domicilio, que junto com a administração dos conflitos entre eles é uma das tarefas que consomem tempo e exigem criatividade do administrador de marketing e de vendas.
É tudo uma questão de processo, que passa por diversos passos para chegar até um determinado fim, desde a manipulação de determinado produto até chegar aos reparos, garantias, trocas. Os canais de distribuição são seguidos da seguinte forma: atacado, distribuidor, varejo, franquia e network. O Atacado exerce a função de ligar o fabricante com o varejista. O Distribuidor atua como distribuidor de diversos outros fabricantes concorrentes com a mesma linha de produtos. Já o Varejo representa as vendas de uma grande linha de produtos de um ou mais fabricante, expõe e vende diversos produtos de diversas marcas. As Franquias é como se fosse uma representante varejista exclusiva de determinada marca da fabrica, trabalha com um contrato de marca, ou seja, o franqueado divulga a marca e treina vendedores autônomos da marca. As Networks são aquelas pessoas que são conhecidas como, vendedores autônomos, que vendem de casa em casa, ou seja, a domicilio.
O papel da administração dos canais de distribuição é manter uma relação com o fabricante para que possa