Canais de Comunicação
INTRODUÇÃO
Segundo Júlio Cesar de Oliveira Medeiros, canal ou meio de comunicação é o meio físico entre o transmissor e o receptor por onde transitam os sinais elétricos ou eletromagnéticos da informação. Os canais de comunicações basicamente se dividem em três tipos, sendo eles: canal fio, canal rádio e canal fibra óptica. Neste trabalho falaremos um pouco sobre as principais características de cada um deles.
Canais de Comunicação
Canal Fio
É composto de dois ou mais fios condutores elétricos usados para conduzir os sinais da informação, um conjunto de vários fios condutores isolados formam um cabo. Um cabo pode ser instalado de modo aéreo, enterrado, subterrâneo ou submerso.
Neste tipo de canal estão presentes, por exemplo, os cabos coaxiais e os cabos de pares trançados, entraremos principalmente nas características desses meios por serem os mais utilizados.
Cabo coaxial
Um cabo coaxial consiste em um fio de cobre envolto por um material isolante. O isolante é protegido por uma malha sólida entrelaçada que também é um condutor, esse condutor é protegido por uma camada plástica.
Esse meio tem melhor blindagem que os pares trançados sendo mais imune a interferências eletromagnéticas assim podendo se estender por distâncias de até
500 metros e em velocidades de até 150mbps . Os cabos coaxiais eram muito usados no sistema telefônico, mas agora estão sendo substituídos por fibras ópticas em longas distâncias. Porém, ainda são usados em larga pelas redes de televisão a cabo e em redes metropolitanas.
Cabo Par Trançado
Um par trançado consiste em dois fios de cobre encapados, que são enrolados de forma helicoidal. O trançado dos fios é feito porque dois fios paralelos formam uma antena simples. Quando os fios são trançados há o efeito de cancelamento das ondas o que reduz as interferências. Atualmente a velocidade de transmissão dos cabos de pares trançados chegam 10Gbps com distancias de até 55 metros.