Cana-de-açúcar
O experimento feito com cana de açúcar utilizando a variedade CTC4 na estufa da Fatec Araçatuba sendo plantadas quadro mudas desta variedade no final de fevereiro. Analisando seu crescimento através de fotos:
Características morfológicas: perfilhamento alto, as folhas eretas e também arqueadas. É plantada no meio da safra, n período de julho, agosto e setembro (inverno seco). O melhor solo para o plantio é o Latossolo-vermelho com textura média, baixo teor de silte, ambiente de produção A, B e C.
Alta produtividade em cana plantada e soca, exigência em fertilidade alta ou media, ótima brotação em soqueiras, alto teor de sacarose, perfilhamento alto, diâmetro em colmos finos, colheita preferencial me meio de safra, médio florescimento e destaque no plantio mecânico.
A CTC4 é uma das variedades mais utilizadas no Brasil que foi disponibilizada pelo Centro tecnológico canavieiro.
Para escolher a melhor variedade para determinada região é preciso prestar atenção em características como o porte da cana e o fechamento da entrelinha - que podem levar à redução dos custos de manejo e colheita - além de maturação, volume de matéria-prima.
Doenças:
Escaldadura: doença bacteriana de ação sistêmica transmitida pelo plantio de mudas doentes ou pelo o uso de equipamentos contaminados. Os sintomas na brotação são folhas brancas ou com estrias brancas e morte dos brotos. Os sintomas na planta são folhas enroladas ou tortas, folhas secas, brotação lateral e vasos avermelhados no nó.
A escaldadura provoca baixa germinação das mudas, morte dos rebentos ou de toda a touceira, desenvolvimento subnormal das plantas doentes, entrenós curtos e baixo rendimento em sacarose. Com o avanço da doença, advêm a seca e a morte das plantas.
Controle e prevenção:
Variedade resistente
Mudas sadias
“rouguing” (remoção das plantas doentes)
Tratamento térmico