cana de acucar
A cana de açúcar é uma planta que pertence ao gênero Saccharum L.. Há pelo menos seis espécies do gênero, sendo a cana de açúcar cultivada um híbrido multiespecífico, recebendo a designação Saccharum spp. As espécies de cana de açúcar são provenientes do Sudeste Asiático. A planta é a principal matéria-prima para a fabricação do açúcar e álcool (etanol).
Foi na Nova Guiné que o homem teve o primeiro contato com a cana de açúcar. No
Ocidente, seus primeiros cultivos foram em 327 A.C, no Egito foi introduzida no século
X sendo utilizada para clarificação e na Europa era consumido por reis e nobres.
A cana de açúcar é cultivada em países tropicais e subtropicais para obtenção do açúcar, do álcool e da aguardente devido à sacarose em seu caule, formado por numerosos nós.
É uma das culturas agrícolas mais importantes do mundo tropical, gerando milhares de empregos diretos. É fonte de renda e desenvolvimento, embora nitidamente concentradora de renda.
Oficialmente, foi Martim Alfonso de Souza que em 1.532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente, mas foi no nordeste que nasceram os primeiros engenhos de açúcar e onde se multiplicaram.
No Brasil, a agroindústria da cana-de-açúcar tem adotado políticas de preservação ambiental que são exemplos mundiais na agricultura, embora nessas políticas não estejam contemplados os problemas decorrentes da expansão acelerada sobre vastas regiões e o prejuízo decorrente da substituição da agricultura variada de pequenas propriedades pela
monocultura. Já existem
diversas
usinas
brasileiras
que
comercializam crédito de carbono, dada à eficiência ambiental.
Em Minas Gerais, Gilberto Rosalén nascido em 1.960, inaugurou um restaurante chamado Califórnia, onde comprou uma velha moenda para servir caldo de cana aos seus clientes, essa ideia surgiu de um vendedor que consumia pastel em seu estabelecimento. Assim nasceu o