Campos e ondas
CURSO: ENG. MECÂNICA (INTEGRAL) – 3º PERÍODO/2013.2
Data: 04/09/2014
Roteiro para aula experimental:
Fluidos: Densidade e análise da viscosidade cinemática
São Luis - MA
2014
Fundamentação Teórica
Neste experimento há a abordagem e a confabulação da viscosidade de um fluido, em relação a outro. Com isso, será realizado, de forma superficial, algumas leis e artifícios físicos. Um deles é a Lei de Stokes, que discute o movimento de uma partícula através de um fluido viscoso. Pela definição de Stokes:
Onde µ é o coeficiente de viscosidade com isso pode-se achar a viscosidade cinemática a partir de:
Montagem Experimental
Antes de tudo é necessário deixar claro, apesar de óbvio, que o óleo lubrificante é um material inflamável, e deve ser mantido longe de chamas ou qualquer outra coisa que possa iniciar uma combustão com o óleo. Para início da montagem, deve-se marcar uma série de traços (com o auxílio de uma régua ou qualquer que seja o medidor) no recipiente com a mesma distância (para fim de se medir a velocidade com que o líquido irá escoar com o uso de um cronômetro), de preferência algo entre 2 e 5 centímetros (para facilitar a marcação do tempo e a visualização). Logo depois basta encher o recipiente com o lubrificante e começar os testes.
Procedimento Experimental Primeiramente adicione pequenas e consecutivas gotas de água (sem esquecer de verificar o quanto foi derramado) até que a esfera formada comece a escoar pelo fluido (no caso o óleo) e espere atingir o fundo do recipiente. Novamente adicione a mesma quantidade de água (não se esqueça de anotar essa quantidade para fim de se medir o raio da esfera de água posteriormente, pois ele é necessário para