Ondas electomagneticas naturais e provocadas
2200 palavras
9 páginas
IntroduçãoNeste trabalho vamos abordar de tudo um pouco sobre ondas naturais e criadas mas antes de tudo é indispensável saber qual é a origem de onda e como se manifesta.
Antes porém vamos detalhar os conceitos básicos de ondas.
A primeira previsão da existência de ondas electromagnéticas foi feita, em 1864, pelo físico escocês, James Clerk Maxwell. Ele conseguiu provar teoricamente que uma perturbação electromagnética devia se propagar no vácuo com uma velocidade igual à da luz.
E a primeira verificação experimental foi feita por Henrich Hertz, em 1887. Hertz produziu ondas electromagnéticas por meio de circuitos oscilantes e, depois, detectou-se por meio de outros circuitos sintonizados na mesma frequência. Seu trabalho foi homenageado posteriormente colocando-se o nome "Hertz" para unidade de frequência.
Onda: é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, a água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria entre dois pontos. As ondas podem se classificar de acordo com a direcção de propagação de energia, quanto à natureza das ondas e quanto à direcção de propagação.
Leis de Maxwell
Maxwell estabeleceu algumas leis básicas de electromagnetismo, baseado nas já conhecidas anteriormente, como a Lei de Coulomb, a Lei de Ampere, a Lei de Faraday, etc.
Na realidade, Maxwell reuniu os conhecimentos existentes e descobriu as correlações que havia em alguns fenómenos, dando origem à teoria de que electricidade, magnetismo e óptica são de fato manifestações diferentes do mesmo fenómeno físico.
O físico inglês Michael Faraday já havia afirmado que era possível produzir um campo a partir de um campo magnético variável.
Quanto à direcção de propagação de energia, as ondas se classificam da seguinte forma:
• Unidimensionais: propagam-se em uma única dimensão;
• Bidimensionais: propagam-se num plano;
• Tridimensionais: propagam-se em todas as direcções.
Quanto à natureza,