Campo e cidade
JUSTIFICATIVA:
Como tudo começou...
Decidi trabalhar com o projeto: Campo e cidade, após termos trabalhado com um texto de João Guimarães Rosa, no qual conta a história de um menino chamado Miguilim. O personagem era uma criança que morava muito distante da cidade e sua rotina era completamente diferente da realidade dos alunos. Aproveitei a oportunidade para aprofundar o assunto na disciplina de História e Geografia e ao mesmo tempo de forma lúdica e prazerosa, vivenciar, comparar e diferenciar os aspectos da vida no campo e na cidade e para trabalhar a interdisciplinaridade acrescentamos poesias e prosas, para poderem abstraírem o conceito, identificar, diferenciar e comparar .
OBJETIVOS:
Aprofundar significativamente o tema a ser explorado, enfatizando as diferenças, semelhanças e a importância de ambos (cidade/campo).
Levar para a sala de aula curiosidades sobre cidade e campo, e utilizá-los como pilar para criar atividades na qual possibilite as crianças a trabalharem de forma prazerosa conceitos relacionados ao assunto.
Conhecer a importância do campo para com a cidade reformulando conceitos anteriormente pré- conceituosos (relacionar que fazenda não é sinônimo de pobreza).
Relacionar e identificar aspectos como: costumes, clima, rotina, trabalho, entre outros do campo e cidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Utilizar: dicionário, livros, revistas, internet como fontes de pesquisa;
Compreender o significado literal das palavras que formam o nome do projeto;
Promover o conhecimento dos principais conceitos a serem trabalhados de forma prazerosa e estimulando o aluno a sempre buscar mais.
Confeccionar atividades lúdicas para que o aluno tenha a oportunidade de abstrair novos conceitos concretamente, experimentando e aprendendo significativamente.
PROFESSORA: Vanessa
DESENVOLVIMENTO:
Carta do Miguilim e lançamento
13/02- Iniciarei o lançamento do projeto com uma carta surpresa já deixada na sala contendo uma