CAMPESINATO 2
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
MOVIMENTOS TRABALHADORES RURAIS
São Luís MA
2015
MOVIMENTOS TRABALHADORES RURAIS
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Geopolítica para a obtenção de nota parcial
São Luís MA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 CAMPESINATO 5
3 REFORMA AGRÁRIA 7
4 MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA - MST 8
5 CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho utilizará uma linguagem simples e objetiva para explicar conceitos e analises encontradas referente aos movimentos sociais dos trabalhadores rurais, a fim de melhor explicar seus conceitos e abordagens quanto a sua luta por condições melhores, e ainda o comportamento da mesma dentro do segmento competitividade e utilização de bases formadoras da cultura organizacional.
O estudo abordado descreve o desenvolvimento desigual principalmente da Economia do Brasil e do latifúndio que deu origem aos movimentos sociais agrários baseado na lutas sociais por melhores condições de moradia com o propósito de criar condições necessárias para o desenvolvimento das áreas agrícolas, a fim de utiliza-las.
2 CAMPESINATO
Para melhor entendimento do referido assunto é importante ressaltar que o feudalismo, era formado em maior parte por camponeses descendentes de escravos romanos. Alguns haviam sido pequenos proprietários de terra - ainda relativamente numerosos até o século XI. Com o ensejo de ameaças de guerras e invasões constantes, a maioria deles acabou entregando suas terras a senhores feudais, ou à Igreja, em troca de proteção. Outros, porém popularmente foram denominados como vilões, estes servos livres, tinham o direito de deixar a terra, mas também se submetiam ao pagamento da fatia e da prestação de trabalhos gratuitos ao senhor Feudal para obtenção de parte ou uso de terras do feudo aos seus senhores.
A este movimento dar-se o nome de campesinato e pode