Campanha da Fraternidade 2014
A Campanha da Fraternidade é realizada sempre no período da quaresma pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil. A cada ano é escolhido um tema para se discutir e um lema, onde discute a direção para sua transformação. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Campanha da Fraternidade surgiu durante o desenvolvimento do Concílio Vaticano II (1962-1965). Todo ano, desde 1964, a Igreja no Brasil propõe aos cristãos, a Campanha da Fraternidade (CF). Essa campanha desenvolveu-se intensamente durante a Quaresma, mas aos poucos, seu tema foi sendo refletido e engajado dentro da vida da Igreja durante todo o ano. É sempre um tema bem concreto através do qual, nossas atitudes para com o próximo, dando dimensão concreta à nossa conversão pessoal e à de nossas comunidades de Igreja. É nesse contexto que inicia a CF, a qual é um projeto que procura animar todas as comunidades num compromisso pastoral concreto que marque a unidade da Evangelização pelo empenho comum em prol da solidariedade e fraternidade que nascem do amor de Cristo. Durante esse período, a liturgia trabalha com a Campanha. Os cantos litúrgicos da missa, as preces e outras orações são voltados também para o tema que está sendo trabalhado. A CF cada ano trabalha com um problema determinado e urgente que precisa de ação pastoral conjunta no país, desafios sociais, econômicos, políticos, culturais e religiosos da realidade brasileira.
A igreja buscou rever sua parte interna, tanto que as primeiras campanhas tinham por objetivo principal reaproximar os leigos das atividades comunitárias e pastorais, além de reforçar a vivência na paróquia e na comunidade. Os primeiros temas da Campanha da Fraternidade contemplaram mais a vida interna da Igreja. A partir dos anos de 1970 essa postura mudou e