religiao 2014
Campanha da Fraternidade 2014
Tema: “Fraternidade e Tráfico Humano”
Lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
Aluno: Jhonatan Hideo Hayashida n° 14
Prof: Andrelisa
1° Ano
Em 2014, a Campanha da Fraternidade terá como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, cujo lema será: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
A escolha do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalhos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana.
A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo como site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes – psicologicamente e de recursos.
Esse negócio ilegal chega a movimentar 32 bilhões de dólares anualmente. No Brasil, os casos mais recorrentes referem-se ao trabalho escravo e à exploração sexual. Dom Hélio lembrou um dado marcante: “Em Santa Maria, 10 crianças são abusadas diariamente”, lamenta.
O objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano, conforme explicaram os padres e o arcebispo, é conscientizar a população, não apenas católica, mas o conjunto dos brasileiros. “A igreja está promovendo o debate na sociedade não para pessimismo (em consequência dos tristes dados), mas para tomada de consciência”, explica Padre Dotto. A ideia da Campanha é promover a discussão e a divulgação do tema, utilizando-se da mídia, das escolas e dos espaços públicos (a exemplo do espaço da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores).
O Papa Francisco também emitiu um comunicado aos católicos a respeito do tema da Campanha da Fraternidade 2014: “Não é