trabalho academico
Na origem da etnografia, entre tantos, outros teóricos, citamos Franz Boas (1858 – 1942) que promove uma mudança nas pesquisas etnográficas por considerar o pesquisador como homem de campo que deve anotar e descrever tudo que faz parte da comunidade, desde o material com que são construídas as casas até o comportamento, relações, mitos da comunidade.
A etnografia, nessa perspectiva, busca entender a sociedade na totalidade das relações sociais e dos elementos que a constituem.
Malinowski (1884 – 1942) ao estudar a sociedade na sua totalidade, ou seja, como funcionava no momento da observação, põe em prática a observação participante que para ele é a única forma de conhecer intensivamente uma sociedade no seu contexto microssociológico, a partir da relação com o todo social. Portanto, segundo esse autor, para entender o homem na sua totalidade (social, biológica e psicológica) é necessário um trabalho de campo, um olhar para as situações ocorridas no interior do grupo no qual vive, age e se relaciona.
A partir da contribuição destes dois etnógrafos, as pesquisas passaram buscar a compreensão da sociedade sob o ponto de vista das pessoas que nela vivem. Defendem, pois, que não é suficiente fazer perguntas, é necessário