Caminhos que facilitam a aprendizagem
O desafio do educador é ajudar a auxiliar no aprendizado e escolher informações verdadeiras, compreendê-las de forma abrangente e torná-las essencial a nossa vida.
Aprendemos pelo prazer e pela motivação, quando perguntamos, questionamos, aprendemos mais facilmente quando temos um objetivo. Ex: Planejar viajar para fora do país exige o inglês, o objetivo é aprender inglês isso se torna mais prazeroso.
A aprendizagem é um processo permanente que nunca acaba;
Paciente porque os resultados nem sempre são rápidos.
Confiante porque quando aprendemos mais, temos uma atitude confiante, positiva, diante da vida.
Processo afetuoso, cheio de carinho, de ternura, porque nos faz avançar muito mais.
Conhecimento pela comunicação e pela interiorização
O conhecimento se dá fundamentalmente no processo de interação de comunicação. Conhecer é relacionar, integrar, é saber, é desvendar, é aprofundar os níveis de conhecimento.
Conseguimos compreender melhor o mundo e os outros, equilibrando os processos de interação e interiorização. Pela interação entramos em contato com tudo que nos rodeia; captamos as mensagens, mas a compreensão só se completa com a interiorização, como o processo de síntese pessoal, de reelaboração de tudo o que captamos por meio da interação.
As tecnologias nos ajudam a realizar o que já sabemos ou desejamos. Por meio da comunicação mais aberta, confiante, de integração, temos um processo dinâmico e amplo de informação inovadora.
Podemos modificar a forma de ensinar
Cada organização precisa buscar sua identidade educacional.
Um bom gestor ou administrador pode contribuir para modificar uma instituição, fazer o ensino algo prazeroso, gerar novas formas criativas de ensino.
Ensinar é ter flexibilidade para resolver problemas e diferenças individuais, respeitar os diversos ritmos de aprendizagem.
A utilização de tecnologias, através de dados e imagens é uma nova aquisição no ensino. O professor tem o