caminho do acetato
Policetídeos são metabolitos secundários de bactérias, fungos, plantase animais. Policetídeos são normalmente biossintetizados através da dimerização condensação do malonyl-CoA derivado unidades extensor em um processo semelhante à síntese de ácidos graxos (uma condensação de Claisen). [, 1] As cadeias de policetídeo produzidas por um mínimo policetídeo sintase são frequentemente mais derivitized e modificado em bioativos produtos naturais.
Policetídeos são estruturalmente uma família muito diversificada de produtos naturais, com diversas atividades biológicas e propriedades farmacológicas. Em geral são divididos em três classes: tipo I policetídeos (frequentemente macrólidos multimodular megasynthases), tipo II (frequentemente moléculas aromáticas produzidas pela ação iterativa de enzimas) e tipo III (frequentemente pequenas moléculas aromáticas produzidas por espécies de fungos). Policetídeo antibióticos, antifúngicos, citostáticos, anticholesteremic, antiparasitics, coccidiostáticos, promotores de crescimento animal e natural inseticidas estão em uso comercial.
Policetídeos constituem uma grande classe de produtos naturais agrupadas em bases puramente biossintéticos. As diversas estruturas podem ser explicados como sendo derivada a partir de cadeias poli-β-ceto, formados por acoplamento de unidades de ácido acético (C2), através de reações de condensação, isto é,
nCH3CO2H → —[CH2CO]n—
Incluídos em tais compostos são os ácidos gordos, poliacetilenos, prostaglandinas, antibióticos macrólidos e muitos compostos aromáticos, por exemplo antraquinonas e tetraciclinas.
A formação da cadeia de poli-β-ceto pode ser encarada como uma série de reações de Claisen, o inverso dos quais estão envolvidos na sequência β-oxidação para o metabolismo de ácidos gordos. Assim, duas moléculas de acetil-CoA que podem participar numa condensação Claisen dar acetoacetil-CoA redutase, e esta reação pode ser repetido para gerar um éster