camilo
Conheça a história da criptografia
O que é a Criptografia?
A criptografia é por muitos considerada uma ciência, uma ciência de escrever um texto de modo impercebível pelo adversário. Desde sempre que o homem sentiu a necessidade de proteger as suas ideias ou até as informações que ele partilhava, como por exemplo, em tempo de guerra é importante que uma ordem de ataque ou movimentação não seja interceptada pois pode comprometer o mesmo movimento. Nos dias de hoje a criptografia tornou-se algo que não se resume apenas a fins militares. A criptografia deve ser usada sempre que há informação importante a viajar num meio que pode ser acedido por qualquer um, deste modo tornou-se uma peça fundamental da transmissão de informação na Web atual pois diariamente passa inúmera informação importante nessa “terra de ninguém”.
Nós estamos habituados a utilizar a criptografia diariamente em vários sítios embora raramente se tenha noção disso como por exemplo na informação que viaja entre o nosso PCe o router wi-fi lá de casa, se por algum motivo vocês conseguissem ver os caracteres que viajam pelo ar das nossas casas não seria possível de ler pois o mesmo vai cifrado.
História da Criptografia
A criptografia já é conhecida desde à vários séculos muitas vezes associadas as praticas militares. As primeiras mensagens criptografadas consistiam na substituição de simples caracteres de uma mensagem ou de um determinado modo de adulterar as posições do caracteres de modo a que não fosse possível ler o texto sem o reordenar de uma dada forma.
Desde então a arte da criptografia e criptoanálise tem estado sempre a par das mais variadas tecnologias, iremos descrever então aqui as duas grande vertentes da criptografia na história.
(a) Criptografia Clássica
A criptografia clássica tal como o nome indica é a criptografia mais antiga conhecida pelo homem. Esta técnica andava de mão dada com as atividades militares e a sua força contra possíveis ataques dependiam