camilo pessanha
Foi um poeta que veio marcar a poesia portuguesa de uma maneira extraordinária
Neste mesmo ano morre charles boudelaire poeta que lançou as raízes do simbolismo francês
Para quem não sabe o simbolismo francês e um movimento literário que nasce no final do séc. 19 (XIX) que se opõe ao realismo , positivismo ,naturalismo.
Apesar de ser filho ilegítimo Camilo Pessanha pertence a uma nobre família que lhe incuti-o, o amor pelas instituições e o gosto pela tradição durante os 7 anos entre a entrada no liceu e a formatura camilo viveu a boémia coimbrã ao mesmo tempo que desenvolve a sua veia literária, Formou-se em direito na faculdade de Coimbra seguido as pisadas de seu pai que e nesse mesmo ano o aperfilhou.
Apos concluir os seus estudos foi delegado do procurador régio em Mirandela e advogado em Óbidos depois parti-o para Macau onde foi professor de filosofia no recém criado liceu de Macau e com a sua ancia de mais fez o fazer estudos sobre a língua chinesa que na altura eram levadas com de algo pouco fidedigno se trata-se mas Camilo continuou a vir a Portugal por motivos de doença e de ferias e nessas vindas aproveitava a boémia lisboeta e via o que a vanguarda Fernando pessoa e Mário Sá carneiro enquanto que em Macau se aplicava ao máximo nas suas actividades sendo chamado para as mais altas cerimonias de estado e pertencendo a maçonaria e elevando o seu nome ao mais alto esplendor só detonado pelo uso excessivo de opio.
Clepsydra e o seu único livro é uma compilação de poemas editado em 1920 seis anos antes da sua morte antes do livro já tinha escrito para vários jornais e declamado em vários cafés