Camara de derivativos
MERCADO DE CAPITAIS - DERIVATIVOS
Titulo - BM&F – Câmara de Derivativos
Livro – site da Bovespa
“BM&F - Câmara de Derivativo,do site da Bovespa,explica o que é negociado (contratos a vista,a termo, de futuros, de opções e de swaps), quais as referencias desses contratos (taxa de juros, taxas de cambio, índices de preços e índices do mercado acionário), como são feitas as liquidações , quais os participantes diretos, como é assegurada a liquidação das operações , como é avaliado o risco e onde ficam localizados os 2 centros de processamento(ficam na cidade de São Paulo, sendo que o segundo centro funciona de standy-bye se o primeiro falhar, as operações podem ser retomadas no segundo centro em menos de 2 horas.”
Os membros de compensação são :(79 membros PLD- participantes com liquidação direta) e (29 membros PLE – participantes de liquidação especial).
A câmara conta com 3 fundos de liquidação, alem de mecanismos e de proteção e diárias de margem, para assegurar a liquidação das operações cursadas. A1 margem normalmente é atendida em D+1, sempre monitorando e aplicando deságio , maior ou menor conforme o risco de credito e a liquidez de cada ativo. O sistema de gerenciamento de risco e praticamente feito em 4 etapas:calculo do risco , escolha da pior combinação, verificação do cenário de estresse e decomposição dos contratos.
Ocorrendo inadimplência tanto a chamada de garantia ou pelo não pagamento de ajuste diário, as posições dos participantes são encerradas imediatamente.
Achei o texto muito complexo e de difícil entendimento, mesmo para estudantes da área. Esse texto deveria ser lido por pessoas que já fazem esse tipo de investimento e querem se aprofundar um pouco mais no mecanismo de funcionamento da Câmara de Derivativos.Muitas palavras usadas não fazem parte do nosso dia a dia o que dificulta ainda mais o entendimento.
Titulo – Companhia Brasileira de Liquidação e Custodia – CBLC
Livro – Site da CBLC
O texto nos explica