Cetip
CETIP E CONTRATOS DE CAFÉ
Trabalho referente à disciplina de Bolsas de Mercadorias e de Futuros do Curso de MBA em Comércio Exterior da Universidade Anhembi Morumbi
SÃO PAULO setembro 2011
INTRODUÇÃO
O mercado de balcão organizado no Brasil é supervisionado pela CVM. Desta maneira se cria um ambiente de menor risco e transparência para os investidores se comparado ao mercado de balcão não organizado. No mercado de balcão organizado as instituições que o administram criam um ambiente informatizado e transparente de registro ou de negociação e têm mecanismos de auto-regulamentação.
No mercado de balcão os valores mobiliários são negociados entre as instituições financeiras sem local físico definido, por meios eletrônicos ou por telefone. São negociados valores mobiliários de empresas que são companhias registradas na CVM, e prestam informações ao mercado, não registradas nas bolsas de valores.
A CETIP atua como Entidade de Balcão Organizado e como câmara de custódia e liquidação de títulos e valores mobiliários, por autorização da CVM - Comissão de Valores Mobiliários e do Banco Central. Dessa forma, faz a guarda eletrônica (custódia) de títulos emitidos por instituições financeiras e por empresas de diversos setores da economia, no caso dos valores mobiliários. Também efetua a liquidação financeira das operações, transferindo a titularidade dos títulos negociados do vendedor para o comprador e creditando e debitando o valor correspondente em suas respectivas contas.
Neste trabalho também será analisados os detalhes do contrato de café arábica e as generalidades do mercado, levando em consideração a alta volatilidade e o risco que podem ser minimizados com aplicações em derivativos ou futuros.
OBJETIVO
Por médio desta pesquisa estabelecer a importância da CETIP e dos Contratos de café no mercado de Bolsa e de Futuros.
TABELA CONTEÚDO