Selic e setip
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
SELIC x CETIP
Paulista/2012
JULIANA PEREIRA DA SILVA
KALLINE KAREN DE SOUSA
SELIC x CETIP
Trabalho apresentado como requisito para nota parcial da primeira avaliação da disciplina Mercado Financeiro e capitais, da Turma NA- 6º Período do curso de graduação em Administração, da Faculdade Joaquim Nabuco, solicitado pelo Profº Msc. Nilson Ximenes.
Paulista/2012
SELIC X CETIP
O SELIC
Sistema Especial de Liquidação e Custódia foram formalmente criado em 22 de outubro de 1979 para organizar a troca física de papéis da dívida e viabilizar uma alternativa à liquidação financeira por meio de cheques do Banco do Brasil, que implicava em risco elevado. Com isso, a liquidação financeira das operações passou a ser feita pelo resultado líquido ao final do dia diretamente na conta Reservas Bancária. Sendo ele o depositário central dos títulos da dívida pública federal interna emitida pelo Tesouro Nacional e Banco Central. O Sistema também recebe os registros das negociações no mercado secundário e promove a respectiva liquidação, contando ainda com módulos complementares por meio dos quais são efetuados os leilões de títulos pelo Tesouro Nacional ou pelo Banco Central.
A Taxa Referencial SELIC é uma taxa de juros fixada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil que remunera os investidores no negócio de compra e venda de títulos públicos. Ela é obtida mediante cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. A partir de 1995 a Taxa Referencial Selic passou a ser utilizada para atualizar o recolhimento em atraso de tributos e contribuições federais. Por isso ela incide no pagamento das quotas mensais do Imposto de Renda Pessoa Física.
Características da