Mercado financeiro - cetip e selic
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Trabalho referente ao Capítulo 4 – Mercado Financeiro – Alexandre Assaf
Grupo 1: Sandro Luiz, Wilian, Robson Satil e Vinicius S. David
Disciplina: Administração Financeira
Professor: Alexandre Wernersbach Neves
1) O que a Cetip e a Selic têm em comum?
O Cetip e o Selic são os dois grandes sistemas que administram a liquidez dos títulos públicos e privados emitidos no Brasil. Sendo o Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) voltado a operar com títulos públicos de emissão do BACEN e do Tesouro Nacional e o Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados) voltado a operar com títulos privados ou títulos públicos em posse de do setor privado.
Os dois sistemas de liquidação e custódia têm por objetivo básico promover a boa liquidação das operações de mercado monetário, propiciando maior segurança e autenticidade aos negócios realizados. Atualmente, o Cetip e o Selic utilizam o SBP (Sistema Brasileiro de Pagamentos). 2) Quais são os instrumentos de controle monetário da economia? Explique-os.
A política monetária enfatiza sua atuação sobre os meios de pagamento, títulos públicos e taxas de juros, modificando o custo e o nível de oferta do crédito. O Banco Central administra a política monetária através dos seguintes instrumentos: * Recolhimentos compulsórios; * Operações de mercado aberto (open market); * Políticas de redesconto bancário e empréstimos de liquidez.
Os recolhimentos compulsórios representam o percentual incidente sobre os depósitos captados pelos bancos que devem ser colocados a disposição do Banco Central. Quanto maior o recolhimento compulsório, menor o volume de dinheiro disponível na economia e maior é a taxa de juros cobrada pelos bancos nos empréstimos.
As operações de mercado aberto funcionam como um instrumento bastante ágil de política monetária a fim de melhor