Administração
• Mercado monetário: Envolve operações de curto e curtíssimo prazo, proporcionando um rápido controle da liquidez da economia e das taxas básicas de juros, conforme as metas estabelecidas pelas autoridades monetárias para a execução da política econômica. Visa o controle da liquidez monetária da economia.
• Mercado de crédito: É constituído basicamente pelos bancos comerciais e sociedades financeiras, que realizam operações de financiamento de curto e médio prazo, direcionadas aos ativos permanentes e ao capital de giro das empresas. É onde os agentes econômicos obtêm recursos de curto e médio prazo, objetivando o suprimento das necessidades de caixa de curto e médio prazo dos vários agentes econômicos, através de empréstimos e financiamentos a empresas e concessão de crédito a pessoas físicas.
• Mercado cambial: Contempla as operações que envolvem a troca de moeda de um país pela moeda de outro, com a finalidade de suportar as transações inerentes ao comércio internacional de bens e serviços e as operações de empréstimos e financiamentos de agentes econômicos de um país para os agentes econômicos de outros países. É nesse mercado que ocorrem as operações de compra e venda de moedas internacionais conversíveis e reúne agentes econômicos que realizam transações com o exterior.
• Mercado de derivativos: Contempla as operações com títulos derivativos de commodities, com índices ou com taxas que têm por objetivo assegurar, no futuro, um ganho ou uma proteção para os ativos. Um derivativo é um instrumento cujo valor deriva de outro ativo real ou financeiro. Commodity é um termo em inglês que significa mercadoria em estado bruto ou produto primário com grande importância comercial.
• Mercado de capitais: Contempla as operações com ações, que em geral têm prazo indeterminado, e as operações financeiras são de médio e longo prazo, especialmente as de