Calorímetro
O projeto objetiva a construção de um calorímetro, calibrado e aferido, feito com materiais sustentáveis. Embasada nas disciplinas do terceiro semestre do curso de engenharia civil, justificará a necessidade da integração sistemática e não compartimentada de todas essas disciplinas.
Sustentadas nas doutrinas de sustentabilidade e na reutilização de diversos materiais, não somente diminuindo os custos na elaboração e confecção, como também corroborando com a conscientização no que tange à proteção do meio ambiente.
Sendo utilizado um recipiente com no mínimo 200 ml de água, deverá ser verificada a capacidade térmica e aperfeiçoado para que este, com um adequado isolamento térmico, consiga melhorar sua capacidade térmica.
“Calor é a energia que está sendo transferida de um sistema a outro em virtude de uma diferença de temperatura. [...] O calor é uma forma de energia, e é a energia a grandeza que se conserva” (TIPLER, 2006, p.625).
Para a concepção do conceito de calor veremos a parte da física que estuda as relações dos fenômenos mecânicos e do calor: a termodinâmica.
O conceito central da termodinâmica é a temperatura. A temperatura é, provavelmente, uma das grandezas físicas mais medidas e controladas. Ela está de algum modo presente nas mais variadas situações, desde o nosso dia-a-dia até à investigação científica. As grandezas e os fenômenos físicos dependem quase sempre da temperatura, o que a torna um parâmetro da maior relevância. Etimologicamente, a palavra Termodinâmica deriva das palavras gregas therme (calor) e dynamis (potência), sendo uma descrição dos primeiros esforços para converter “calor em potência”. A palavra Termodinâmica é utilizada para referir a todos os aspectos relacionados com a energia e as suas transformações.
2.2. Equilíbrio térmico
O equilíbrio termodinâmico se caracteriza quando todas as suas variáveis estão definidas e permanecem constantes. Esse equilíbrio divide-se em térmico, mecânico e