Recursos Materiais
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Prof. Ricardo José Bordim
1 – A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
CONCEITOS:
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Trata-se de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços aos clientes a um custo razoável. (BALLOU, Ronald H. - Logística Empresarial)
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total. A Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo. Função administrativa que envolve compras, recebimento e estocagem e movimentação de materiais, interligadas pela atividade de planejamento e controle.
GERENCIAMENTO DE SUPRIMENTOS
Possui conceito mais amplo englobando serviços e energia.
1.1 OBJETIVOS E IMPORTÂNCIA
OBJETIVOS:
Suprir os diversos setores da empresa com os materiais de que necessitam na quantidade correta, com a qualidade requerida, no momento certo e no local apropriado, no menor custo possível.
Minimizar os investimentos em estoques
IMPORTÂNCIA:
A Administração de Materiais têm impacto direto na lucratividade da empresa e na qualidade dos produtos.
1.2 - A ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS