calorímetria
Introdução A primeira pessoa à estudar a calorimetria foi o químico escocês Black, ele mediu o calor de fusão do gelo e o calor de vaporização da água e introduziu o calor latente e a capacidade calorifica( calor específico). (http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=7125&id_pagina=1). O calorímetro surgiu no século XVIII, ele é um instrumento isolado termicamente, é bem parecido com uma garrafa térmica e é utilizado para realizar estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois corpos de temperaturas diferentes (http://www.brasilescola.com/fisica/calorimetro.htm). Um tipo de calorímetro, é o calorímetro de gelo que foi criado quando Antoine Laurent Lavoisier estava fazendo medições calorimetras com Laplace.
Objetivo
Determinar os calores específicos dos materiais (cobre, latão e ferro) e comparar com os valores teóricos já conhecidos, conceituar:
- Calor;
- Temperatura;
- Calor específico;
- Propagação de calor por convecção, condução e irradiação;
- Lei zero da termodinâmica.
Resumo
Esse experimento foi proposto para nós termos o conhecimento sobre como é utilizado o calorímetro, após o término de tal, pudemos observar que os números de color específico aos quai nós chegamos se diferem minimamente dos encontrados em livros.
Materiais Utilizados
- 2 Termômetros;
- 8 Corpos de prova (cobre, latão e ferro);
- 1 Calorímetro;
- 1 Balança;
- 4 Becker
Parte experimental
Primeiramente calibramos os dois termômetros por regressão linear, depois pegamos os corpos medimos a sua massa e a sua temperatura, medimos a temperatura da água( gelo, líquida e vaporizando), posteriormente enchemos o calorímetro com água e colocamos os corpos(ferro, latão e cobre) no calorímetro também.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
A capacidade térmica ou capacidade